FENACAM
XIV Fenacam
15 a 18 de novembro de 2017
Centro de convenções de Natal
Av. Senador Dinarte Mariz, S/N
Via Costeira Ponta Negra, Natal - RN

A Feira

XIV FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO - FENACAM’17

Temos a grata satisfação de comunicar aos patrocinadores, parceiros, congressistas e demais colaboradores da Feira Nacional do Camarão - FENACAM, que a Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC realizará mais uma vez em 2017, o evento que ao longo dos últimos 13 (treze) anos, tornou-se um destacado acontecimento técnico-científico e empresarial da Aquicultura e Carcinicultura Brasileira. Desta feita, na sua 14ª edição e com o desafio de repetir o sucesso das edições anteriores, se consolidando como o evento que melhor representa esses estratégicos segmentos do setor primário do Brasil e do Continente Americano.

A Feira Nacional do Camarão - FENACAM, cujos 03 (três) últimos eventos se realizaram na cidade de Fortaleza ? CE (FENACAM?14 a FENACAM?16), estará de volta à cidade de Natal ? RN, onde teve sua origem e foi sede das 10 (dez) primeiras edições (FENACAM?04 a FENACAM?13).

Evidentemente que o retorno da FENACAM?17 às suas origens, foi precedido de uma prévia negociação com o Governo do RN e com suas organizações empresariais, mesmo assim, é com redobrada expectativa e imensa satisfação que tomamos essa decisão, pois temos plena consciência da responsabilidade e desafio de repetir o sucesso dos eventos realizados em Fortaleza.

Na presente edição, a FENACAM?17 terá inicio na quarta-feira a noite e se estenderá até o sábado a noite, no período de 15 a 18 de Novembro de 2017, cuja realização se dará no Centro de Convenções de Natal, e envolverá as (5) cinco distintas e tradicionais programações: técnicas (2), científicas (1), empresarial (1) e gastronômica (1): (1) XIV Simpósio Internacional de Carcinicultura; (2) XI Simpósio Internacional de Aqüicultura; (3) XIV Sessões Técnicas e Científicas (Aquicultura e Carcinicultura); (4) XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura; (5) XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

De forma que, a exemplo das edições anteriores, os mencionados eventos serão programados para atender às expectativas e os interesses de toda a cadeia produtiva da carcinicultura marinha e da aquicultura brasileira, razão porque mantemos o compromisso de continuar envidando o mesmo empenho organizacional que caracterizaram as 13 (treze) edições anteriores.

Por isso é que os referidos eventos serão conduzidos de forma a facilitar uma completa interação entre os carcinicultores, aquicultores, palestrantes, painelistas, congressistas, expositores de serviços, pós-larvas, rações, outros insumos, materiais, equipamentos e, demais componentes especiais da cadeia produtiva da aquicultura e da carcinicultura marinha brasileira.

Portanto, é com essa responsabilidade, que em representação dos promotores da FENACAM?17, assumimos o compromisso de organizar e realizar, nos diversos ambientes que integram a estrutura técnica, comercial e gastronômica desse evento, uma programação atualizada, diversificada e focada nas atuais demandas técnicas e mercadológicas de toda a cadeia produtiva da aqüicultura brasileira, com especial enfoque para a carcinicultura, piscicultura e malacocultura.

Durante a realização da FENACAM?17, serão proferidas palestras (39) e apresentados centenas de trabalhos técnicos e científicos (oral e pôsteres), nacionais e internacionais, levando em conta as demandas dos aquicultores / carcinicultores e dos demais congressistas, sobre as atualizações e avanços da aqüicultura e da carcinicultura nas diversas regiões do Brasil e nos principais países Latino americanos e Asiáticos, que se destacam na exploração dessas atividades, contribuindo para a atualização ou incorporação de novas tecnologias.

A XIV Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, que ocorrerá paralela aos eventos da FENACAM?17, contará com cerca de 200 estandes representando o que existe de mais atual na indústria da aqüicultura brasileira e mundial, se constituindo numa grande oportunidade para realizar negócios e promover intercâmbio com as empresas produtoras de pós-larvas, rações e os demais atores dessa cadeia produtiva, incluindo as indústrias que detém tecnologias, fabricam insumos, materiais especiais, equipamentos e prestam serviços para os setores: aquícola e carcinicula.

Com esse propósito, a FENACAM?17 criará amplas oportunidades para que o produtor brasileiro, qualquer que seja o tamanho de seu empreendimento ou a natureza da sua exploração, possa interagir com empresas brasileiras e internacionais, fornecedoras de matérias primas, insumos diversos, equipamentos e serviços especializados.

Por outro lado, para atrair a presença dos micros e pequenos produtores, a FENACAM?17 oferecerá atrações e incentivos direcionados a esses grupos de participantes, para o que viabilizará a tradução simultânea para todas as palestras proferidas em inglês e espanhol, além de disponibilizar a todos os participantes do evento, um CD com as 39 (trinta e nove) palestras que serão proferidas no evento.

Além disso, um dos principais atrativos e destaque da FENACAM?17 será, a realização do XIV Festival Gastronômico de Frutos do Mar, um evento que vem se consolidando como importante fator de promoção dos produtos da aqüicultura e, naturalmente, num ponto de encontro e confraternização dos congressistas.

Dessa forma, com esse primeiro comunicado, especialmente preparado para os nossos parceiros, colaboradores, incentivadores e para os produtores que fazem parte da nossa Cadeia Produtiva, vimos em representação da ABCC, solicitar o apoio e esforços coordenados de todos, para que possamos mais uma vez, realizar um evento que atenda as expectativas e contribua para o aprimoramento e promoção da carcinicultura e da aquicultura brasileira.

Atenciosamente,
Itamar de Paiva Rocha,
Engº de Pesca, CREA 7226-D/PE
Comissão Organizadora/ABCC
Presidente

 


ponto criativo
© FENACAM - O maior evento de aquicultura do Brasil e da América Latina. Todos os direitos reservados.